RSS Feed

Cuidado com as cobras

Posted on


Se você é do tipo de pessoa que adora fazer excursões na mata, ou vive em algum lugar que tem muito mato, árvores ou outro tipo de natureza e precise ou queira ir até lá, então te aconselho a ter cuidado com as cobras.
Nenhuma cobra engole pessoas, nem a maior cobra do mundo, a anaconda (a menos que a pessoa se deixe engolir…).
Naja
Mas algumas najas têm o hábito de lançar jatos de veneno nos olhos de quem elas acham que as
está ameaçando (o que é uma coisa nojenta; além de ser fatal).
Se você ouvir um barulho parecido com um chocalho chacoalhando perto de você, fique atento, olhe

Cascavel

para todos os lados, pois pode ser uma cascavel. Ela balança o chocalho que tem na cauda para avisar que você está chegando muito perto. Ela quer dizer algo como: “Fique longe, você está entrando no meu território!”. Se você chegar mais perto, ela chacoalha mais forte, como se dissesse: “Não ouviu o meu aviso? Fique longe!”. Se você insistir e chegar mais perto ainda, ela cansa e te ataca. Por isso, eu o aconselho a no primeiro aviso de uma cascavel, você sair daquele lugar.
Voltando para as najas, seu veneno pode matar uma pessoa em pouco tempo, só alguns minutos, então fique longe delas, a menos que você seja um especialista em cobras ou esteja acompanhado de um.
E sabe como reconhecer uma coral falsa e uma verdadeira e diferenciá-las? Ambas têm listras
Cobra-coral
vermelhas, amarelas e pretas, em diferentes padrões. Eu já li que a coral-verdadeira tem, no seu padrão de listras, amarelo do lado do vermelho. E que a coral-falsa tem vermelho do lado do preto. Mas também já ouvi de uma profesora que na coral-verdadeira, as listras seguem até a barriga, ou seja, a barriga dela também tem listras do mesmo padrão das  listras das costas; e a coral-falsa tem a barriga branca. Eu não sei qual das das duas afirmações está correta; mas se a coral-verdadeira for ameaçada, ficará em posição de ataque, e a coral-falsa provavelmente irá fugir.

Jiboia

Quanto às cobras que podem engolir animais grandes (sucuris e jiboias): as pessoas correm muito mais rápido do que elas, porque elas pesam muito, então elas só vão engolir uma pessoa se estiverem muito famintas e a pessoa se deixar engolir ou se a pessoa for uma criança pequena ou um bebê, que ela pode confundir com alguma presa que ela caça (mais uma afirmação que eu não sei se está correta). Se você vir uma cobra com um volume enorme nas costas, parecido com uma corcunda gigante, pode passar por ela tranquilamente, uma vez, cinco vezes, cem vezes, quantas vezes você quiser, que ela não fará nada. É uma jiboia ou sucuri digerindo o enorme animal que acaba de engolir.
Quem for picado por uma cobra deve procurar imediatamente um local onde possa receber soro antiofídico. Não pare para analisar se a cobra é venenosa ou não. Existem vários soros, adaptados de acordo com a espécie de cobra.

One response »

  1. adoro cobras principalmente as venenosas

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: